Saiba mais sobre MaturiServices

MaturiServices é uma plataforma segura, inovadora e amigável para compra e venda de serviços online. Oferece a oportunidade de transformar conhecimento, talento ou hobby em uma fonte permanente de renda, com segurança e privacidade.

É uma iniciativa da MaturiJobs, plataforma pioneira no Brasil para pessoas acima de 50 anos encontrarem novos caminhos profissionais, além de orientação pessoal, capacitação profissional, novas conexões, vagas de emprego e empreendedorismo.

Como funciona

Publicação do serviço

O prestador publica uma oferta de serviço de acordo com suas habilidades. Deve ser o mais específico possível para que seus clientes saibam exatamente o que irão receber.

O preço é determinado livremente pelo prestador, mas este deve estar atento à média praticada pelo mercado na sua área de atuação e região.

Outros custos extras podem ser adicionados, como por exemplo, taxa de urgência e revisão adicional.

Comunicação rápida

O prestador deve responder a consultas de clientes, bem como solicitações de ofertas personalizadas, dentro de um prazo razoável. Boa comunicação é um pré-requisito para uma cooperação bem-sucedida.

Para garantir a segurança do comprador e do vendedor, a comunicação é feita toda através da plataforma. No ícone de mensagens aparecem as notificações caso um comprador ou interessado no seu produto ou serviço estiver entrando em contato com você. Para responder e continuar conversando, a ferramenta funciona da mesma forma como outros aplicativos de “chat”, bastando escrever a resposta e clicar no botão de enviar.

Os clientes preferem, sempre que possível, receber uma ideia do valor final do serviço para poder comparar os valores e decidir se seguem adiante ou não. Em muitos casos, é difícil dar a estimativa sem conversar mais com o cliente ou ver os detalhes do serviço, mas mesmo nesses casos é recomendável já adiantar uma ideia aproximada do valor ou este écalculado.

Por exemplo, uma boa resposta poderia seguir a seguinte estrutura:

“Olá, tudo bem? Gostaria de conversar sobre o pedido de (descrição do serviço) que você fez no MaturiServices. Geralmente cobro R$ (preço padrão) por (unidade padrão). Isso não inclui (outros serviços ou materiais, se for o caso), mas posso realizar/providenciar, se necessário. Podemos conversar por aqui para combinarmos melhor se quiser. Fico à disposição”.

É importante ser simpático e paciente com os clientes e ter em mente que eles podem não entender bem do serviço e não saber explicar as medidas ou termos técnicos do que estão precisando. É preferível sempre um contato por telefone, mas se for por escrito a mensagem deve ajudar a atrair o cliente.

Construção de reputação

Como as demais plataformas de Economia Compartilhada, a reputação é construída na plataforma por meio das avaliações dos clientes. O prestador deve tratar todos os seus clientes da melhor forma possível, assim como oferecer o melhor nível de qualidade de serviço, independentemente do valor da transação. Clientes satisfeitos irão recomendá-lo aos seus amigos.

Categorias disponíveis na plataforma

É possível o cadastro de serviços divididos por categorias e subcategorias, que são atualizadas pela plataforma quando necessário, e você pode sugerir novas categorias se quiser.

Veja alguns exemplos de categorias existentes:

Consultoria e Negócios
Artesanato
Serviços Pessoais
Tradução e Revisão
Comunicação
Foto e Vídeo
Gastronomia
Serviços para Casa
Coaching

As empresas da Economia Compartilhada são muito dinâmicas e constantemente revisam seus produtos e serviços, introduzindo ou excluindo funcionalidades. Portanto, é importante sempre verificar as informações mais atualizadas no site da plataforma.

Através do botão azul “Comentário” que fica no canto direito da tela em todas as páginas desta plataforma, é possível enviar seus comentários, sugestões (como de novas categorias por exemplo), elogios ou mesmo dúvidas, e aguardar o retorno dos administradores do sistema por email.

Meus Serviços

Na área “Meus Serviços”, o prestador verá todos os serviços que publicou.Aí é possível visualizar, editar, excluir serviços e as informações deles.

Pagamentos

Os pagamentos serão realizados através de cartão de crédito, débito e boleto bancário. Serão sempre processados online pela plataforma, que receberá do cliente e repassará ao prestador de serviços descontando a comissão da MaturiServices, cujo valor deve ser checado pois pode ser alterado, que serve para cobrir custos bancários, taxas de cartão e a manutenção da ferramenta.

Atualmente a MaturiServices é integrada a meios de pagamento online como UOL PagSeguro e PayPal.

Dicas para quem quer trabalhar como autônomo

Considerar o registro no MEI

O registro como MEI – ou Microempreendedor Individual – permite que o autônomo emita nota fiscal como empresa, pagando uma taxa mais barata do que as outras opções. Embora o MaturiServices não exija,o registro aumenta o leque de clientes em potencial, já que empresas preferem contratar serviços de outras empresas por questões de risco trabalhista e fiscal.

Compensar a falta de experiência com valor mais baixo

Uma estratégia seguida por muitos autônomos é começar com um valor mais baixo até conseguir mais clientes, enriquecer o portfólio e só então aumentar o preço. É uma estratégia interessante para quem está começando ou ainda com muito tempo livre, já que quando está parado, o autônomo não está faturando. Então é melhor receber um valor mais baixo do que nenhum, e ainda estará criando portfólio e reputação.

Caprichar na apresentação pessoal

A apresentação pessoal normalmente irá acontecer por meio de troca de mensagens digitais, momento em que o profissional fala um pouco dele e entende mais do serviço. É importante manter um tom amigável desde o primeiro contato e evitar mensagens em horários indevidos.

A foto utilizada no aplicativo de mensagens deve ser uma foto própria, em contexto condizente com o uso da ferramenta para fins de trabalho.

Trabalhar pensando nas avaliações (do início ao fim)

Com a velocidade das redes sociais, um trabalho reflete imediatamente em outro, já que a avaliaçãoreflete no potencial de conseguir novos clientes. É preciso entender que a relação do cliente com o profissional não termina no pagamento, mas somente quando este avalia o prestador, portanto todo o atendimento tem que ser feito pensando nisso. É importante sempre lembrar o cliente de avaliar o prestador.

Criar uma marca – e um jeito próprio de se destacar

É preciso caprichar muito nos primeiros serviços para criar uma boa marca, porque o boca-a-boca ajuda muito a conseguir mais trabalho.

Outro ponto que pode te ajudar a criar sua marca é achar um jeito próprio de se destacar. Não precisa ser algo complexo ou caro, mas algum gesto que faça o prestador se diferenciar dos demais concorrentes.

Começando

Faça seu cadastro, lembrando que é um cadastro diferente do site da MaturiJobs. Para isso, clique aqui.

Após cadastrado e logado, começo a inserir seus produtos e serviços por aqui.

28/05/2019